Dicas para viajar com segurança

Com férias escolares e festas de final de ano se aproximando, muitos já estão em contagem regressiva para aquela viagem relaxante para praia ou ao interior. Mas com tanta gente circulando pelas abarrotadas estradas brasileiras durante essa época do ano, há um drástico aumento no número de mortes e acidentes, causados na maioria das vezes pela imprudência. Algumas medidas simples podem ajudar a diminuir alto número deacidentes.
MANUTENÇÃO
PREVENTIVA
Todos já estão cansados de saber que encarar horas de viagem sem antes ter verificado as condições do veículo – estado dos freios, suspensão, alinhamento, pneus, estepes, sistema de injeção, condições da bateria, níveis dos fluidos, faróis e lanternas – é fria. Mesmo assim, milhares de acidentes ocorrem por problemas causados pela falta de manutenção. Sim, nós sabemos que uma inspeção geral pesa bastante no bolso, mas vale a pena gastar para não colocar sua segurança ou a dos seus filhos em risco. E nada de bancar o mecânico. Verificações específicas devem ser feitas por um especialista.
FADIGA E DISTRAÇÕES
Evite conduzir sob o efeito de remédios que podem causar efeitos colaterais como sono e mal estar. É preciso que o motorista mantenha o foco e esteja apto para evitar um acidente. Por isso, evite comer ao volante e esqueça o celular por pelo menos algumas horas: escrever uma mensagem enquanto dirige aumenta o risco de acidente em mais de 23 vezes.
ALTA VELOCIDADE
Respeite os limites da via e em caso de chuva dê uma tirada no pé. Diminuir a velocidade de 100 km/h para 80 km/h, por exemplo, reduz o espaço de frenagem em mais de 15 metros, uma distância equivalente a mais de três carros e que pode ser essencial na hora de evitar um acidente. Nada de colar na traseira do carro da frente. Qualquer deslize que ele cometer pode ser fatal. Mantenha uma distância segura.
ULTRAPASSAGEM
Jamais ultrapasse pela direita e sempre utilize as setas para mostrar sua intenção para outros motoristas e evitar uma fechada. Em vias de mão dupla, respeite a indicação da faixa de divisão, elas estão lá para avisar onde é o local mais seguro. Mesmo seguindo essas dicas, certifique-se do mais importante: somente ultrapasse caso você se sinta seguro.
CINTO DE SEGURANÇA
Todos no carro devem utilizar o cinto Dicas para viajar com segurança de segurança, inclusive os passageiros do banco traseiro. Crianças devem permanecer em cadeirinhas adequadas ao seu peso, tamanho e idade, segundo regulamentação criada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
BAGAGEM
Em um acidente, um objeto solto na cabine tem seu peso multiplicado 25 vezes quando arremessado. Por isso leve as bagagens apenas no porta-malas. Evite sobrecarregar o carro. O peso extra faz com que o tempo de frenagem seja maior e a aceleração seja menor (risco nas ultrapassagens).

Facebook Comments

Post a comment