O mal do açúcar

Consumir açucar envelhece. Um estudo realizado recentemente por pesquisadores da Holanda e da Inglaterra mostra que pessoas com mais açúcar no sangue envelhecem mais rápido.
Doces podem ser a salvação para o mau humor e, principalmente, para os momentos de tristeza. O problema é que o açúcar pode ser um vilão em vários momentos, ainda mais quando falamos sobre envelhecimento diz uma pesquisa realizada em parceria entre a Universidade de Leiden na Holanda e o Instituto de pesquisas Unilever no Reino Unido.

Foram selecionados 569 voluntários saudáveis para os estudos, sendo então separados em três grupos – de acordo com o nível de concentração de açúcar no sangue após as refeições. Também foram chamadas 33 pessoas diabéticas para a pesquisa, que geralmente possuem taxas elevadas de glicose.

Para finalizar, 60 pessoas foram convocadas para analisar fotografias dos mais de 600 voluntários e tiveram de responder quais eram os mais velhos vale dizer que todos tinham O mal do acuçar idades semelhantes. A média das respostas mostrou: quanto mais glicose concentrada no sangue, mais rápido acontece o envelhecimento.
Segundo publicado pela revista New Scientist, o envelhecimento da pele acontece em cerca de cinco meses para cada 0,18 gramas por litro de sangue. O jornal HindustanTimes foi além: eles entrevistaram cientistas que afirmaram as razões para isso. A concentração de açúcar interfere na produção de colágeno, fazendo com que a pele seja menos rejuvenescida.

E ai pronto para abandonar o açucar?

 

Texto do livro “Sensibilidade”.
Dra. Dulcinea Mattar: Cirurgiã
dentista, professora e escritora.
Diretora da ABO-MG, membro da
Academia Mineira de Odontologia
cad. Nº3. Proprietária e dirigente do
Hotel Geriátrico Residencial Harmonia.
[email protected],
3332-0828 / 3281-0311 / 9798-9399.

Facebook Comments

Post a comment