Entendendo a paixão

A paixão é um estágio do relacionamento amoroso que gera coisas boas e ruins. A capacidade de lidar com esses altos e baixos é fundamental para a continuidade saudável da relação.

Na paixão imaginamos que a pessoa amada vê o mundo como nós vemos. E assim, deixamos de perceber o que eles realmente sentem, como pensam e, principalmente, quem realmente são. Ficamos tão focados no que queremos e precisamos que os outros sejam que eles se tornam meramente uma fonte de emoção para nós, em vez de indivíduos. Se nos fazem bem, nós os colocamos num pedestal. Se eles nos fazem mal por não verem o mundo como nós, nós nos sentimos traídos.

A paixão é um estado alterado do nosso ser em que queremos ser o melhor para a pessoa amada e querermos que ela seja o melhor pra nós. Mas, queremos isso sem saber qual é o nosso próprio melhor. Então, é natural produzirmos na paixão, ressentimentos. E estes sentimentos negativos que ficam presos em nós são: culpa e revolta.

A culpa se manifesta, basicamente, no fato de não conseguirmos ser exatamente o que o outro precisa e a revolta se manifesta, basicamente, no fato de vermos que o outro não consegue ser exatamente o que precisamos.

A paixão, inevitavelmente, vai gerar culpa e revolta. Quanto mais imaturo você for, quanto menos se conhecer como pessoa, quanto menos souber sobre seus potenciais e vulnerabilidades, mais vai sofrer com esses ressentimentos provocados pela paixão.

É preciso estar forte para conseguir lidar com um sentimento tão intenso como a paixão. É hora de desprogramar-se do jeito ingênuo de lidar com o amor. Mas, claro, sem perder a delicadeza que é mãe do cuidado.

O amor pede inteligência e sabedoria. As emoções são fortes é preciso estar forte também para vivenciá-las.

Não deixe pra descobrir o seu melhor somente quando se apaixonar. Arrisque-se a se conhecer para poder entregar o seu melhor com segurança e paz.

 

Colaboração:


Eduardo Gonçalves e Bárbara Moreira
Life Coaches do Espaço DesprogrAME-SE!
www.desprograme-se.com.br
Revolucione sua vida interior, afetiva e profissional.

(31) 8821-1636

Facebook Comments

Post a comment