“Melhor dividir filé mignon do que roer osso sozinho”

Está expressão popular pode ser empregada com propriedade em segurança eletrônica.

segurancaA tecnologia em segurança eletrônica vem evoluindo em escala exponencial. Os sistemas de monitoramento por imagens evoluíram do analógico que apresenta imagens de baixa qualidade para o sistema IP que pode ter imagem em Full HD (imagens de excelente qualidade) e os sistemas de alarme não ficaram para trás nesta evolução, hoje existem sensores de dupla tecnologia (infravermelho e microondas) que são mais confiáveis e centrais que permitem o monitoramento e o controle do sistema pelo telefone e internet.

O problema é que a evolução tecnológica tem custos e muitas vezes o projeto fica financeiramente inviável para uma pessoa ou estabelecimento comercial, principalmente neste momento de crise no país.

A alguns meses fui procurado por um Oficial da PMMG que estava interessado em um sistema de monitoramento por imagens e, pela sua experiência profissional, sabia que não adianta ter imagens de baixa qualidade e que não viabilizava o reconhecimento de um suspeito. Quando estávamos discutindo os custos do sistema IP ele apresentou uma proposta diferente, sugeriu que eu fizesse um planejamento para o compartilhamento do equipamento de maneira que atendesse um grupo de quatro vizinhos.

Foi feito o esboço do projeto com câmeras direcionadas para a rua de forma que atendesse o interesse de todos e câmeras que atendesse o interesse individual de cada vizinho.

Com esse sistema cada usuário tem a sua senha que permite a visualização das câmeras da rua e suas câmeras privadas.

Com o compartilhamento dos equipamentos todos os envolvidos estão com um sistema de excelente qualidade que saiu ao custo de um sistema analógico.

O compartilhamento de equipamentos de segurança eletrônica também é viável para centrais de alarmes que podem atender mais de uma residência ou estabelecimento comercial.

AGNALDO LIMA DE BARROS, CEL QOR PMMG

Especialista em Segurança Pública

Especialista em Segurança Eletrônica

Consultor de Segurança da Empresa RASTRÔNICA

[email protected]

Facebook Comments

Post a comment