Aproveite as áreas verdes da região oeste de Belo Horizonte

Atualmente na Região Oeste existem dez parques: nove abertos ao público e um fechado, e um Centro de Vivência Agroecológica. O parques abrigam espécies como Pau-Brasil, Pau-Ferro e Sibipiruna, além de diversos tipos de animais, a exemplo Frango D’Água, Saracura e Mico Estrela.

 Parque Jacques Cousteau – Betânia

Parque Jacques Cousteau - Betânia

Localização: Rua Augusto José dos Santos, 366, Bairro Betânia.
Informações: 3277-5972
Entrada gratuita.

Parque Aggeo Pio Sobrinho – Buritis

aggeo

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18 horas.
Localização: Av. Prof. Mário Werneck, 2691, Bairro Buritis.
Informações: 3277-6828
Entrada gratuita.

 

Parque do Conjunto Estrela Dalva – Havaí

estrela dalvaConquista dos moradores do bairro Havaí, o Parque Municipal do Conjunto Estrela Dalva, com aproximadamente 12 mil m², foi implantado em 2002, por meio do Orçamento Participativo. Sua cobertura vegetal corresponde a cerca de 50% da área total do parque e apresenta predominância de espécies ornamentais e gramíneas.

Como opções de lazer, o espaço oferece área de convivência com mesas e bancos, equipamentos de ginástica e um teatro de arena para apresentações diversas.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18 horas.
Localização: Av. Costa do Marfim, 400, Bairro Estrela Dalva.
Informações: 3277-6490
Entrada gratuita.

Parque Ecológico Nova Granada

nova granadaO Parque Ecológico Nova Granada funcionava, até 1971, como depósito de lixo da cidade e tinha parte de sua área invadida pela Vila dos Milagres. Para garantir uma adequada ocupação, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Programa Estrutural em Áreas de Risco, removeu o núcleo habitacional e implantou o parque.

Em uma área de aproximadamente 43 mil metros quadrados, o Parque Nova Granada, criado em 1998, oferece como opções de lazer: um campo de futebol e espaços para convivência.

Horário de funcionamento: Parque aberto.
Localização: Rua Tibiriçá, s/nº, Bairro Nova Granada.
Informações: 3277-5972
Entrada gratuita

Parque da Vila Pantanal – Estoril

estorilApresenta uma área de 17.851m².

Com uma área aproximada de 10 mil metros quadrados, o Parque da Vila Pantanal foi implantado em 2000, por meio de compensação ambiental. Sua vegetação é composta basicamente por gramíneas, que ocupa mais de 80% da área do parque, sendo também observados alguns exemplares de Cerrado e campos de altitude em regeneração.

Como opções de lazer, o parque oferece um campo de futebol, briquedos e espaços de convivência. O espaço foi revitalizado pela concessionária Automax, em 2011, por meio de compensação ambiental.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18 horas.
Localização: Rua Geraldo Vasconcelos, 685, Bairro Buritis.
Informações: 3277-6011
Entrada gratuita.

Parque Halley Alves Bessa – Havaí
halley

Implantado em 1998, por meio de compensação ambiental, o Parque Municipal Halley Alves Bessa possui uma área aproximada de 3.100 metros quadrados e se localiza ao longo de um trecho do córrego do Cercadinho. Sua vegetação predominante é herbácea, exótica e ornamental e ocupa 60% da área total.

Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos e equipamentos de ginástica, além de recantos para contemplação.

Horário de funcionamento: Parque Aberto.
Localização: Rua Áustria, esquina com Rua Manila, Bairro Estrela Dalva.
Informações: 3277-5972
Entrada gratuita.

Parque da Vila Santa Sofia

vila sofia Implantado em outubro de 2008, por meio do Orçamento Participativo, o Parque da Vila Santa Sofia, localizado na região Oeste da cidade, possui uma área estimada de 5.500 metros quadrados.
Entre as opções de lazer do local estão: área com brinquedos, recantos com bancos e mesas de jogos, aparelhos de ginástica e sala multiuso.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 18 horas.
Localização: Rua Alice, 197, Bairro Santa Sofia.
Informações: 3277-6499
Entrada gratuita.

Parque Bandeirantes Silva Ortiz – Estoril 

bandeirsahnrs O Parque Bandeirante Silva Ortiz, também conhecido como Parque Ecológico do Buritis, foi implantado em 2002, por meio de compensação ambiental, e possui uma área aproximada de 10 mil m² com relevo acidentado.

A vegetação, típica de Cerrado e Mata Atlântica, ocupa cerca de 70% da área total do parque. Parte dela é composta por árvores nativas, como sucupira, jacarandá-branco, jacaré, jerivá, macaúba, imbiruçu, açoita-cavalo, quaresmeira, ipê amarelo e aroeira, que juntamente com os jardins implantados fazem parte do projeto paisagístico

Horário de funcionamento: de segunda à sexta feira, das 8h às 18 horas.
Localização: Rua Paulo Piedade Campos, s/nº (em frente ao nº 31), e Rua José Cláudio Rezende, 328, Bairro Estoril.
Informações: 3277-9974
Entrada

Parque Ecológico Pedro Machado

pedro machado Inaugurado no dia 26 de março de 2009, o Parque Ecológico Pedro Machado, foi criado pela Lei Municipal n°. 8.418, de 1° de agosto de 2002, e implantado em novembro de 2008.

Construído pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), por meio do Orçamento Participativo 2005/2006, o parque ocupa uma área de aproximadamente 5.800 metros quadrados, onde foram construídos: brinquedos, quadra de peteca, quadra poliesportiva, área de jogos, teatro de arena e mirante.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18 horas.
Localização: Rua Castro Menezes, 110, Bairro Santa Maria.
Informações: 3277-1546 / 3277-8166
Entrada gratuita

Centro de Vivência Agroecológica

agorecologica Centro de Vivência Agroecológica – CEVAE – espaço público-comunitário que promove a troca de conhecimento e a oferta de atividades que objetivam a educação ambiental, a segurança alimentar e saúde, a agricultura urbana e a capacitação, gerando renda a comunidades carentes e possibilitando a melhoria da qualidade de vida.

Fonte:  www.portalpbh.pbh.gov.br

Facebook Comments

Post a comment