Menopausa: uma fase delicada da mulher

A menopausa consiste na cessação (final) da menstruação, podendo ser um causador de grande estresse para as mulheres dos 45 e 55 anos.

Ela é antecedida por um período denominado climatério, onde a mulher passa gradualmente por mudanças hormonais com a diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona. Para Lorenzi et al. (2005) “o climatério representa a transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva (…) com consequências sistêmicas e potencialmente patológicas”.

Seus sintomas mais comuns são fogachos (ondas de calor), insônia, diminuição ou perda da libido, ganho de peso, edemas no corpo, dores nas articulações e de cabeça, fadiga, ansiedade, depressão, hipertensão, ganho de peso, entre outros.

As manifestações da menopausa podem variar de 5 anos a 8 anos de duração. A vida atribulada, uma alimentação desequilibrada e a genética podem contribuir para a antecipação desta fase hormonal (tendo início aos 40 anos de idade) ou piora dos sintomas.

Atualmente conta-se com a oferta da reposição hormonal para o tratamento dos sintomas da menopausa. Porém a reposição não é indicada para todas as pacientes, e dependendo do caso pode agravar sintomas como irritabilidade, hipertensão, enxaqueca e depressão.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem se mostrado de grande auxílio para o alívio destes sintomas e aumento da qualidade de vida da mulher. Esta medicina milenar trata o corpo humano como um todo de maneira segura e natural, considerando a saúde como um conjunto de ações do cotidiano.

Através da acupuntura, auriculoterapia, dietoterapia e fitoterapia é possível diminuir a duração e frequência dos fogachos, melhorar o sono, prevenir o ganho de peso, tratar edemas, diminuir a ansiedade e a irritabilidade, entre outros.

Na visão da MTC há basicamente 5 diferentes síndromes que causam mal-estar durante o climatério e a menopausa. Cada quadro possui uma origem diferente, e através da identificação desta desarmonia o acupunturista escolhe os pontos de acupuntura e fitoterapia mais adequados para o tratamento, de modo personalizado e humanizado.

O exemplo de uma síndrome determinada como “ Deficiência do Yin dos Fígado e Rins” é a paciente que apresenta zumbidos, vertigem, sono agitado, boca seca, calor no tórax, falha na memória, depressão, ansiedade e irritabilidade. Para esta paciente serão recomendadas ervas e ponto de acupuntura diferentes do que para uma paciente também em menopausa que apresente outra síndrome, denominada “ Desarmonia entre Coração e Rim”, que apresenta outros sintomas, como: falta de concentração, insônia, choro por tristeza ou medo, corrimento, incontinência urinária, dor na lombar, fraqueza nos membros, zumbido e vertigem.

Por isto é importante procurar um profissional habilitado em MTC para que seu diagnóstico seja correto e a indicação de tratamento seja adequada para você.

Também é importante manter uma rotina de alimentação saudável, exercícios diários, atividades de lazer em dia, assim como evitar o cigarro e o álcool.

Facebook Comments

Post a comment