Excesso de sono pode ser sinal de alerta!

Existem dias em que se sentir sonolento é inevitável, mesmo depois de algumas xícaras de café. Mas para algumas pessoas, o excesso de sono pode se tornar um problema mais sério, que interfere no trabalho e nas atividades de lazer. Na maioria das vezes, o problema da sonolência diurna começa à noite.
Muitas pessoas que estão sempre cansadas e com sono costumam culpar a rotina intensa por seus sintomas. Porém, quando eles não somem depois de algumas boas noites de descanso, vale fiar em alerta. Segundo um estudo publicado na American Family Physician, estima-se que o problema afete 20% da população.

Grande parte das desordens caracterizam-se por interromper o repouso ou diminuir a qualidade dele, o que leva a pessoa a sentir cansaço extremo no dia seguinte. Há várias causas para asonolência excessiva. Na maioria das vezes, um problema subjacente é o responsável.

A apneia obstrutiva do sono é uma razão bastante comum. Sofrem dela pessoas que lutam para respirar durante a noite e acordam cansadas. Causa frequente também é a insônia, caracterizada pela dificuldade em adormecer ou manter o sono pelo tempo suficiente que o organismo exige.

A narcolepsia é ainda uma explicação possível – embora menos comum. Nela a pessoa adormece durante o dia, mesmo no trabalho ou enquanto está dirigindo. Esse problema é causado pela disfunção de uma área do cérebro. Quando você sofre com algum desses problemas, deve buscar auxílio médico.

Há terapias comportamentais, psicológicas e medicamentosas para tratá-los. Além disso, é sempre válido investigar a existência de doenças subjacentes – segundo pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, há evidências de que a necessidade de cochilos diurnos possa ser um sintoma da diabetes tipo 2.

Se você se sentir cansado e com sono frequentemente durante o dia, procure um médico para avaliar sua saúde. Porém, muitas vezes hábitos ruins de sono explicam a sonolência diurna.

Colaboração:

Roberto EI Check júnior

Email: [email protected]

Fone: 98876-7000

Facebook Comments

Post a comment