SERÁ MESMO QUE O MERCADO ESTÁ RUIM PARA A ÁREA IMOBILIÁRIA???

Imagine as seguintes situações: 1- Sua empresa em função do momento, analisa e resolve te transferir para Belo Horizonte, para assumir a filial BH, uma vez que você é um excelente gerente e vem fazendo um bom trabalho na filial Sul.

Ai você se depara com uma transferência relâmpago e terá que arrumar um imóvel para alugar em tempo recorde, com os custos da locação bancados pela empresa.
2- Agora outros exemplos: Você é casado tem um filho e está morando em um apartamento pequeno com seu filho e esposa, de repente ela te diz que está grávida; Nossa agora o pequeno apartamento, já não dá mais para vocês, pois breve serão quatro.
3- Seu filho passa no Vestibular e terá que estudar na Capital, você é um fazendeiro rico que acabou de vender sua safra de grãos, você pensa então em comprar um imóvel para servir a seu filho ao invés de alugar.
4- Você é solteiro, mora de aluguel e tem um excelente salário, ao longo de anos vem juntando dinheiro para adquirir um imóvel, vê os jornais e todos dizem que o mercado está oferecendo imóveis a bons preços devido exatamente a queda nas vendas, o que você faz?
5- Você está casado não tem filhos e o seu relacionamento com sua esposa não vai bem, de repente descobre que ela está te traindo, briga, separa e os dois resolvem vender o imóvel para dividir o dinheiro, o que acontece vocês colocam a venda o imóvel por um bom preço, conseguem vende-lo e cada um terá que adquirir ou alugar um imóvel.
Bom, temos ai apenas 05(cinco) exemplos de situações que influenciam diretamente o mercado imobiliário e independentemente de crise terão que ser resolvidas de um jeito ou de outro.
Ouvimos todos os dias os pessimistas falando em crise, mas com estes exemplos mostramos que a situação não é bem assim.
Se você for corretor e tiver uma pequena empresa, caso você pegue esses clientes para atender, terá a impressão de que o mercado está bom?
Logo, vejo que o mercado imobiliário é muito dinâmico para se falar em crise, é lógico que o investidor sai do mercado nestas fases, mas não vivemos apenas do dinheiro do investidor, o mercado por si só reage como mostramos.
Enxergamos pontos positivos no momento atual, o ajuste de preço no valor dos imóveis, todos sabemos que com alta nas vendas nos anos anteriores e a expectativa da Copa do Mundo os preços subiram além da conta, vivenciamos uma alta injustificada, ou melhor justificada pela procura, todavia o cenário a longo prazo indicava que os preços dos imóveis não poderiam continuar subindo.
Não existe na minha opinião bolha uma vez que a demanda por imóveis ainda é enorme.
Houve foi uma euforia desenfreada e descabida na composição dos preços dos imóveis que aliada a facilidade de se retirar financiamentos movimentou o mercado fazendo que os preços ficassem na estratosfera.
Algumas construtoras lançaram campanhas prometendo a recompra pelo dobro do preço após o término da obra.
Agora um fator que está contribuindo para o momento de baixa é a Crise Política, esta sim afeta psicologicamente a cabeça dos investidores que devido as incertezas deixam de investir.
Enquanto esta onda pessimista não passar, o mercado não mostrará sinais de recuperação para este perfil de comprador. Mas os demais terão que resolver os seus problemas.

Colaboração: Gilberto Menezes

A-SIIM IMÓVEIS

Rua Monsenhor horta, 9 Prado

www.asiimimoveis.com

3011-1313

Facebook Comments

Post a comment