Afecções Respiratórias: Doenças do Outono

Outono é sabidamente a estação que mais afeta as vias respiratórias. É nesta estação que o pulmão mais sofre com a secura e o frio, e por isto é mais propenso a ser atacado por vírus, como o da gripe, e por rinites alérgicas. É comum ver estas doenças evoluindo para sinusites crônicas, bronquites, asma, início de pneumonia e a pneumonia propriamente dita.

As crianças e os idosos são mais suscetíveis a desenvolver estes quadros, por apresentarem o sistema imunológico mais frágil. Infelizmente os adultos também são atingidos, especialmente nos grandes centros urbanos, carregados de poluição.

Estes distúrbios respiratórios causam grande preocupação no âmbito da saúde, além de desconforto aos pacientes afetados, ocasionando inclusive quedas no rendimento escolar e no laboral.

Nesta época as indicações de antibióticos, antitérmicos e analgésicos são campeões de vendas nas farmácias. Porém a utilização indiscriminada destes medicamentos pode ser danosa à saúde, pois alteram o equilíbrio da flora bacteriana boa do nosso corpo, e podem baixar ainda mais nossa imunidade.

É necessário cuidar da saúde como um todo e trabalhar principalmente de forma preventiva, para que nosso corpo possa combater estas doenças de forma eficaz e rápida. Deve-se criar um ambiente hostil as bactérias e vírus oportunistas, para que estes não se desenvolvem e não evoluam para uma gripe.

Além de uma boa alimentação, sono reparador e vida saudável, a higiene é extremamente importante na prevenção de doenças como a gripe. Por isto lembre-se: lave as mãos ao chegar em casa/trabalho e antes de comer e tampe a boca e o nariz com um lenço ao espirrar e/ou tossir.

Muitas pessoas não sabem, mas a Medicina Tradicional Chinesa e a Naturologia tratam com as afecções das vias respiratórias com sucesso e segurança. O tratamento pode ser realizado através da indicação de fitoterápicos e óleos essenciais que reforçam o sistema imune e tem ação antibacteriana, da indicação de inalações descongestionantes, da ingestão de alimentos que fortalecem o corpo e diminuam a produção de muco, e da aplicação de acupuntura no paciente afetado.

A resposta a estas terapias é rápida e gera grande alívio de sintomas como: coriza, dores no corpo, cefaleia (dor de cabeça), coceira e congestão nasal, febre, espirros, tosse e insônia.

Cada enfermidade tem uma causa, por isto é importante consultar o profissional habilitado para que o diagnóstico seja feito corretamente, e o melhor tratamento seja indicado de forma ideal e personalizada para você.

respiratorio respiratorio2

Facebook Comments

Post a comment