Como fazer da rotina uma aliada

unnamed¨Prever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter os resultados esperados. ¨

A contribuição da Terapia Ocupacional na organização da rotina da criança

A rotina tem um papel fundamental na vida de todos, um organizador! A rotina organiza as relações sociais, o lazer, a atividade rentável/ ou não, e todas as atividades desempenhadas. Ao apresentar algum prejuízo na organização da rotina, isso pode repercutir em um baixo desempenho nas atividades de vida diária e nas atividades instrumentais de vida diária. O importante na organização da rotina é ressaltar a importância de estabelecer horários dando significado ao tempo para as atividades da rotina isto inclui (organizar a rotina do brincar, dos estudos, colaborar em casa, dormir, entre outros).

As atividades de vida diária (AVD) envolvem atividades de higiene pessoal e autocuidado, alimentação e vestuário. As atividades instrumentais de vida diária (AIVD) são relativas ao cuidado com o outro, com animais, utilização dos meios de comunicação (telefone, computador, etc), uso de transporte público e privado, entre outros.

Numa rotina, a sequência de diferentes atividades levam em conta as necessidades biológicas, psicológicas e sociais: as necessidades biológicas, como as relacionadas ao repouso, à alimentação, à higiene e à faixa etária; as necessidades psicológicas, que se referem às diferenças individuais como, o tempo e o ritmo de cada um; as necessidades sociais e históricas que dizem respeito à cultura e ao estilo de vida.

Quando hábitos e rotinas são ausentes, as crianças não se desenvolvem na idade apropriada, crianças com ausência de hábitos consequentemente apresentarão prejuízos nas demais atividades do cotidiano.

A Terapia Ocupacional vem contribuir na organização da rotina através de um trabalho de intervenção domiciliar com as crianças/adolescentes junto com os pais, trabalhando em cima das dificuldades no planejamento da organização da rotina, respeitando a individualidade de cada família, promovendo a estruturação e organização das atividades de vida diária.

Lorena Lima São José –

Terapeuta Ocupacional da Clínica Aprendizagem e Companhia – Saúde Integral

CREFITO 4 Nº1981 LTT-TO

Profa Dra. Ângela Mathylde Soares
Psicanalista/Psicopedagoga
Profissional de Destaque 2009,2010,2011,2012,2013
Reconhecimento Público Mineiro e Nacional
Aprendizagem e companhia
www.aprendizagemecia.com

 

Facebook Comments

Post a comment