O que é Constelação Familiar

A Constelação Familiar ou Sistêmica olha para as diversas consciências as quais somos tomados. Sabendo ou não, querendo ou não, gostando ou não, pertencemos à um grupo, a um sistema, a uma família, funcionamos assim.

Nosso corpo físico funciona num sistema, nossa sociedade, a natureza, as empresas, o planeta, as estrelas. Fazemos parte de uma constelação, por isso, o alemão Bert Hellinger chamou essa forma de interpretarmos essas relações de: Constelação.

Bert Hellinger nasceu na Alemanha em 1925, Helliger formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Como sacerdote católico viveu e trabalhou durante 16 anos como missionário na África do Sul, junto a comunidade dos Zulus.

 Após deixar a ordem religiosa, dedicou-se a uma formação terapêutica diversificada que abrange desde a psicanálise até a terapia familiar, incluindo a terapia primal, a terapia da gestalt, a análise transacional e a hipnoterapia.

A Constelação Familiar atualmente é uma das terapias que mais mobilizam pessoas em todo o mundo. Bert Hellinger é um terapeuta internacionalmente conhecido, trabalhando em diversos países. E foi o escolhido, pela comissão internacional, para ser o ganhador do Prêmio Nobel da Paz neste ano de 2011.

Bert Hellinger, além de terapeuta é um pensador e investigador magnífico. Conseguiu atingir uma grande percepção e sabedoria a respeito da alma humana. Descobriu ao longo de 30 anos de trabalho determinado, sério e devotado, leis ocultas que atuam sobre as pessoas, grupos, famílias e nações. Essas leis vem sendo ignoradas por toda história da humanidade, causando grandes distúrbios, conflitos e dores em escala individual e coletiva.

Leis Sistêmicas “Ordens do Amor”

  • A primeira lei se refere à pertinência: Todos têm o igual direito de pertencer.
  • A segunda lei se refere ao equilíbrio entre dar e receber.
  • A terceira lei diz que há uma hierarquia de tempo: os mais antigos vêm primeiro e os mais novos vêm depois.

Através do método de percepção do “Campo Mórfico” desenvolvido por por Sheldrake e por vários terapeutas importantes do século passado e desse, Bert foi corajoso em desenvolver um método claro e preciso na qual a pessoa traz um problema e o “campo” nos mostra o que não conseguimos perceber com nossa razão e olhos físicos.

Ele percebeu que em várias gerações, assim como somos tomados pela aparência dos nossos familiares, seus dons, etc, também se repetiam situações de perdas, sofrimentos, doenças e outras situações as quais as pessoas nem percebiam estar envolvidas devido à consciência familiar atuando e não a consciência individual.

O que pode ser Constelado:

  • Dificuldades nos relacionamentos pessoais, profissionais e familiares;
  • Tragédias que se repetem através das gerações;
  • Traumas, separações e perdas;
  • Depressão, pânico, medo da morte;
  • Dificuldade em comunicar-se;
  • Doenças físicas e emocionais; dependências e vícios;
  • Problemas de ordem financeira e posses.

A dinâmica da Constelação Familiar pode ocorrer em Grupo ou individual:

Individual – O cliente traz um tema pessoal em que o constelador pode trabalhar com bonecos para representar papéis da situação em questão, ou o constelador pode trabalhar sem nenhum recurso externo onde ele próprio e o cliente podem representar os papéis dentro da constelação;

Grupo – O cliente pode participar trazendo um tema pessoal para ser trabalhado (Constelado) ou apenas assistir ao workshop estando disponível para representar nas constelações. Sendo que nesta dinâmica em grupo os representantes serão pessoas e não bonecos, como individual.

constelacao familiar

Facilitadora:

Viviane Fatima é Consteladora (Certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Consteladores).

Terapeuta:  Reiki;  Leitura Corporal;  Leitura Aura I,II;  Aurículo Acupuntura, Drenagem Linfática (pré e pós cirúrgico).

https://www.facebook.com/Viviane-Fatima-Terapeuta-961621033874024/

[email protected]

Viviane Fátima – Terapeuta Corporal
(31)3313-1304/ 9906-5728 Vivo/
9431-4911 Tim
www.vivianefatima.com.br

Curso de Reikei, todos os niveis, Terapeura corporal, terapeuta holistica, em Belo Horizonte – Mg

Facebook Comments

Post a comment