DICAS PARA AMENIZAR AS DOENÇAS MAIS COMUNS NO iNVERNO

 

Com a chegada do Inverno  clima seco e mudanças bruscas de temperatura aumentam as ocorrencias de doenças respiratorias, e alergias de pele..

Para ajudar a enfrentar essa temporada fria com o mínimo de incomdo , alguma dicas ajudam na minimização e prevençao.

O primeiro item que devemos observar e ter consiencia das diferenças entre Gripes e Resfirados.

As gripes causam febre  que podem ser acima de 38 graus , e acometem principalmente as crianças, dores no corpo, mal estar e a perda da apetite. Gripes duram em média 2 semanas, porem o período de contágio é de 1 a 2 dias após o período febril.

E o maior problema é que podem evoluir para peneumona. A hidratação é importantissima, pois contribui para fludificar as secreções e ajuda na expectoração

Os Refriados , normalmente  mais leve , dura menos tempo e não acostuma  a causar estados febris em adultos somente nas crianças . Os sintomas podem durar 2  semanas e seu contagio é somente durante os 3 primeiros dias e dificilmente evolui para um quadro mais grave.

As gripes e resfriados são causadas por virus altamente contagiosos, e de acordo com especialistas , cultvar habitos como lavar as mãos com mais frequencia , usar alcool-gel , evitar ambientes   fechados e com pouca circulação de ar, eviatar ambientes com muita concetração de pessoas, são atitudes eficientes no combate ao virus da Gripe e Resfriados.

As doenças como amidalite, asma, bronquite, faringite, meningitee e sinusites , além das alergias de pele, chamada de dermatite tópicas ocorrem com muita frequencia devido ao tempo seco.

Os ácaros( presentes no pó ou poeira) e pelos de animais são os principais causadores de alergia,ao entrarem no sistema respiratório ou em contato com os olhos ou outra mucosa, podem desencaderar a hipersinbelidade. Manter o máximo janelas abertas para que ocorra a circulação de ar, utilizar panos umidos ao invés  das vassouras e espanadores , lavar as roupas guardadas ha muito tempo , são dicas que ajudam na prevenção das doenças respiratorias e alergias de pele.

È importantissimo cuidar da hidratação não só do corpo atraves da  ingestão de agua em abundancia , mais tambem a hidratação da pele.

Os purificadores de ar, podem evitar as crises alergicas, devemos tambem, cuidar de acumulo de mofo nos banheiros, pois os fungos e ácaros são um grande inimigo da saude. Dormir com travesseiros de penas e plumas tambem podem prejudicar a saude.

Um dos maiores aliados nesse período é o soro fisiológico , pois ele limpa hidrata as vias respiratorias.

O inverno é a estação que nos obriga a cuidados especiais, portanto estar atentos e seguir as regras básicas, podem evitar grandes desconfortos .

Naturóloga e Terapeuta Holista: Jussara F. Oliveira

 

Facebook Comments

Post a comment