Diferenças entre gordura saturada, trans, insaturada e ômega 3 e 6.

Saturada
O que é: Gordura ruim. Encontrada em alimentos de origem animal.

O que faz no Corpo: Eleva as concentrações de colesterol total e LDL
(colesterol ruim).
Onde encontrar: Carnes com gordura aparente, frutos do mar. Embutidos, leite e derivados.

Trans

O que é: Gordura ruim. Encontrada principalmente em produtos industrializados, mas também em alguns alimentos de origem animal.
O que faz no corpo:* Eleva as concentrações de colesterol total, aumenta o LDL (Colesterol ruim) e reduz o HDL (colesterol bom).
Onde encontrar:* Margarina, salgadinhos em pacote, batata frita, sorvete de massa, bolacha recheada.
Quantidade recomendada: Até 4,5g dia.
Exemplo de porção:* 1 pacote de batata frita (60g) – 3,5g.

Insaturada

O que é:* Gordura boa. Tem consistência liquida em temperatura ambiente. Pode ser classificada em monoinsaturadas ou poli-insaturadas.
O que faz no corpo:* Ajuda na redução do colesterol total e do LDL (Colesterol ruim).
Onde encontrar:* óleos vegetais (Oliva, canola, girassol, soja e milho).
Quantidade recomendada:* De 6% a 10% do total das calorias diárias 45g/dia.
Exemplo de porção: *1 colher de sopa de azeite de oliva (8g) – 6,7g – 100g de milho cru – 3,62g.

Omega 3

O que é: Gordura boa. Gordura poli-insaturada essencial ao organismo.
Pode ser consumida em alimentos ou suplementos em capsulas.

O que faz no corpo: Melhora a fluidez do sangue. Diminui a agregação plaquetária e minimiza o risco de aterosclerose.Onde encontrar: Castanha, linhaça, peixes de águas frias e óleos de soja e canola.
Quantidade recomendada:1,5g/dia. Exemplos de porção: Ingerir por semana 3 porções (100g cada) de peixes como salmão e sardinha.

Omega 6
O que é: Pode ser boa ou ruim. Gordura poli-insaturada essencial ao organismo. Pode ser consumida em alimentos ou em capsulas.O que faz no corpo:* Favorece a redução do colesterol total e do LDL (colesterol ruim).O consumo em excesso pode reduzir as concentrações do HDL (Colesterol bom).
Onde encontrar:* Presente principalmente nos óleos de milho e girassol.
Quantidade recomendada: 15g/dia.
Exemplo de porção: 1 colher de sopa de maionese industrializada (30g)- 4,1g – 1 colher de óleo de milho 6,4g.

Fonte: internet
Colaboração: Drogaria Gutierrez

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