Índios praticamente não tinham cárie, entenda!

Outro dia conversando com uma professora de história ela me exaltou uma curiosidade muito interessante. Ela me disse que os índios praticamente não tinham cáries. Não, o segredo não está na genética de nossos ancestrais e nem nos remédios naturais milagrosos que os índios eram capazes de fazer (embora não podemos tirar totalmente os méritos disso). A verdade é que, segundo ela que é professora da história da Odontologia, o segredo está no estilo de vida e na dieta que eles tinham. “A alimentação indígena sempre teve como base verduras e legumes crus, assim os índios eram obrigados a mastigar muito bem os alimentos para poder ter uma boa digestão. Além disso, eles sempre ingeriram muita água”, diz a especialista. Essa combinação, mesmo que sem querer, sempre foi uma aliada da saúde bucal dos índios. Primeiro, porque os alimentos fibrosos ajudam a manter os dentes limpos por causa do atrito que eles causam diretamente no esmalte dental, removendo naturalmente parte da placa bacteriana que costuma se acumular perto da gengiva. “Esses alimentos naturais, tirados diretamente da terra, estão livres de açúcar industrializado, gordura e outros aditivos artificiais que colaboram para a degradação dental”, diz minha querida amiga.

E segundo, porque o alto consumo de água contribui para manter a quantidade e a qualidade da saliva em dia e como esse fluído é o detergente natural da boca, a água acaba se tornando uma arma forte contra a cárie. Como já sabemos, a saliva neutraliza o conteúdo do esôfago, dilui o suco gástrico, controla a acidez da boca, ajuda a formar o bolo alimentar e, devido ao seu conteúdo de amilase, quebra o amido.

Para a professora, embora a oferta atual de produtos industrializados seja bastante grande, é possível basear a nossa dieta nos costumes indígenas. “Opte por produtos naturais, fibrosos, menos ácidos e com pouco açúcar. No mais, hoje em dia temos a vantagem de contar com produtos para uma boa higienização bucal como água fluoretada, escova e pasta de dente e fio dental, itens que os índios não tinham naquela época, ou seja, hoje está ainda mais fácil evitar a cárie e outros problemas bucais”, afirma.

 

Colaboração:  roberto el check (arjuna) – personalyogabh.com.br – 31 98876 7090

Facebook Comments

Post a comment