O que é Constelação Familiar?

Constelação Sistêmica Familiar é um trabalho filosófico e terapêutico quefoi desenvolvido pelo pedagogo, psicoterapeuta e filósofo alemão

Bert Hellinger.

As Constelações Familiares são uma inovadora abordagem psicoterapêutica que promove a identificação das Ordens do Amor, pondo em evidência os profundos laços que unem uma pessoa à sua família, inclusive às gerações mais longínquas. Estes laços são de tal maneira poderosos que quando membros de uma dada geração deixam situações por resolver, membros das gerações posteriores sentir-se-ão irresistivelmente empurrados para a sua resolução permanecendo prisioneiros de fatos pelos quais não são minimamente responsáveis. No entanto, este amor capaz de criar sofrimento é o mesmo que traz consigo a sabedoria da solução logo que se torna consciente ao emergir no decurso da configuração de uma Constelação Familiar.

Numa constelação o cliente tem a oportunidade de conhecer a sua “imagem interior” de sua família de origem ou da família atual. Frequentemente a pessoa procura dentro de si ou nos outros a razão dos seus problemas ou doenças mas muitas das vezes sem a encontrar. As constelações familiares mostram-nos que muitos dos nossos problemas físicos e emocionais muitas vezes não têm origem em nós mas em situações que existem ou que existiram na nossa família e de que muitas vezes nem temos conhecimento.  E as constelações familiares trazem-nos isso à nossa compreensão, libertando-nos das causas de muitos dos nossos problemas e infelicidades.

Qual o objetivo do trabalho com Constelações Familiares ?

O objetivo principal do trabalho é se expor à tudo que atua no cliente e no sistema no qual ele(a) está inserido. É identificar na sua questão (tema), onde isto está localizado na sua estória. Ao trazer para consciência sua realidade você lida com a mesma de outra forma com mais liberdade.

Em que pode Ser útil uma Constelação Familiar?

Qualquer situação onde você necessite abrir caminhos novos, encontrar soluções, sentir-se aliviado, entender o outro e relacionar-se melhor. Qualquer assunto que possa ser trabalhado terapeuticamente pode ser utilizada a Constelação Familiar.

  • – Situações de conflitos em relacionamentos;- Relacionamentos problemáticos;- Tomadas de decisões; – Dificuldades em relacionamentos;- Encerramento de uma relação que já terminou e sente ainda muito envolvido e ou preso;- Emaranhamentos familiares; – Êxito profissional;- Conflitos externos e internos;- Dificuldades com os pais ou filhos;- Adoção;- Falta de vitalidade na vida;- Golpes de destino: – Circunstancias de perda, morte, acidentes, traumas violentos;- Abusos;- Culpas; – dificuldades alcançar sucesso, sabotam suas realizações;- Pesos; – Acontecimentos históricos, coletivos que a família foi afetados de forma violenta;- Mortes;- Heranças;- Abortos; – questões empresariais; – vícios (drogas, alcoolismo, etc.)

A dinâmica da Constelação Familiar pode ocorrer em Grupo ou individual:

Individual – O cliente traz um tema pessoal em que o constelador pode trabalhar com bonecos para representar papéis da situação em questão, ou o constelador pode trabalhar sem nenhum recurso externo onde ele próprio e o cliente podem representar os papéis dentro da constelação;

Grupo – O cliente pode participar trazendo um tema pessoal para ser trabalhado (Constelado) ou apenas assistir ao workshop estando disponível para representar nas constelações. Sendo que nesta dinâmica em grupo os representantes serão pessoas e não bonecos, como individual.

Facilitadora:

Viviane Fatima é Consteladora (Certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Consteladores). Terapeuta:  Reiki Master;  Leitura Corporal;  Leitura Aura I, II;  Aurículo Acupuntura; Drenagem Linfática (pré e pós cirúrgico).

Face: Terapeuta – Viviane Fatima   [email protected]

Contato: (31) 99431-4911  (31) 3313-1304

Observação: texto digitado para melhor leitura dentro do dezenho:

Entenda a Constelação do Eduardo

AVÓS

Seus avós não entram em acordo sobre a casa deles.

A avó queria que ficasse para o Edu e sua irmã. O avó queria dividir entre todos os netos.

Tios

Uma tia sentia raiva e ciúmes porque Eduardo Continuava morando na casa dos seus avós.

Netos

Por mais que o Eduardo fosse o neto mais próximo e companheiro, ele entendia e concordava que a herança de casa deveria ser dividida entre todos os netos.

Eduardo

Ele não imaginava que uma discórdia entre seus avós atrapalharia a venda da casa.

A constelação solucionou o problema!

 

 

Facebook Comments

Post a comment