Receitas de tira gostos para festas de fim de ano

Bolinho de Bacalhau

Ingredientes:

2 Kg de mandioca cozida (ao ponto)
– 1 colher de margarina
– sal a gosto
– 1 gema
– salsinha e cebolinha picadas
– dentes de alho picado bem pequeno
– 500 grs de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
– Pimenta do reino

Modo de preparo:

Passe a mandioca pela máquina ou amasse bem até que se torne uma massa sem pedaços, adicione primeiro a margarina, o sal e a gema e va sovando delicadamente até que a massa esteja bem homogenea. Adicione o alho, a cebolinha e a salsinha, a pimenta do reino e por último o bacalhau. Faça pequenos bolinhos e frite em óleo quente.

Tartine de Tomate

Ingredientes:

– 90 g de queijo brie
– 40 g de torrada (8 unidades)
– 30 g de tomate picado
– 20 ml de pesto de rúcula
– 1 galho de manjericão

Modo de preparo:

Corte o queijo brie em oito pedaços iguais e coloque-os sobre as torradas. Coloque o tomate picado sobre o brie e leve ao forno para aquecer por alguns minutos. Retire e transfira as torradas para um prato. Regue com o pesto de rúcula e decore com a salsa, a pimenta e o manjericão.

Tomates Recheados

Ingredientes:

– 8 tomates maduros
– 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca a mais fina e torradinha possível
– 2 maços de salsa bem picadinhos
– 1 maço de cebolinha bem picadinho
– 3 dentes de alho picadinho e frito no azeite
– 6 colheres (sopa) de azeite extra virgem
– 2 colheres (café) de sal
– 5 azeitonas bem picadinhas

Modo de preparo:

Pegue 8 tomates (médios), maduros, corte a tampa superior. Com ajuda de uma colher de sobremesa, tire seu miolo. Em um pirex coloque azeite, salsa, cebolinha, alho frito, sal e azeitonas. Misture bem os ingredientes, e adicione a farinha. Misture tudo até formar uma farofa homogênea. Agora preencha o interior dos tomates com a farofa e regue com azeite. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos. Se quiser acelerar o processo de cozimento é só colocar uma folha de papel alumínio tampando-os. Com auxílio de um palito perfure o tomate e se perceber que ele está mole, retire do forno.

Trouxinha Agridoce

Ingredientes:

Massa:

– 1 ovo
– 1 pote de iogurte natural
– 100 g de margarina cremosa
– 1 colher (chá) de sal
– 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 clara

Recheio:

– 1 cebola média picada
– 1 colher (sopa) de azeite
– 4 peras
– 100 g de lombo canadense defumado picado
– 100 g de damasco seco picado
– tomilho

Modo de preparo:

Comece a preparar a massa batendo o ovo com um garfo e reserve 2 colheres (sopa) para pincelar. Misture o restante do ovo com o iogurte, a margarina e o sal e vá adicionando a farinha de trigo até ficar uma massa firme. Coloque em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por uma hora.

Para o recheio, refogue a cebola no azeite e adicione as peras descascadas e picadas, cortadas em cubos. Deixe refogar por 10 minutos e adicione o lombo e o damasco. Mexa, acrescente o tomilho e retire. Deixe esfriar.

Abra a massa em uma mesa enfarinhada e corte quadrados de 8 cm x 8 cm. Pincele as bordas com a clara batida com um garfo. Coloque um pouco do recheio e feche as quatro pontas, formando a trouxinha. Pincele com o ovo reservado e leve ao forno médio (180°C), por cerca de 30 minutos, ou até dourar.

Medalhões de Batata 

Ingredientes:

8 batatas pequenas, descascadas e cozidas
– sal a gosto
– 1 ovo batido
– 1/2 xícara de chá de farinha de rosca
– 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado fino
– 2 colheres de chá de orégano seco
– 1/2 embalagem de bacon Sadia em fatias (125g)

Modo de preparo:

Tempere as batatas com sal, passe-as pelo ovo e empane em uma mistura feita com a farinha de rosca, o parmesão e o orégano. Preaqueça o forno em temperatura média alta (210º C). Envolva as batatas com uma fatia de bacon no sentido do comprimento e outra na largura, formando uma cruz. Coloque as batatas em uma assadeira e doure no forno por 5 minutos ou até o bacon ficar dourado. Sirva em seguida com uma carne grelhada e uma salada verde.

Bruschettas com Tomate, Mozzarela e Azeite

Ingredientes:

– 6 fatias de pão italiano redondo
– 3 xícaras (de chá) de tomates firmes, sem casca e picados
– 3 xícaras (de chá) de mozzarela de búfala em cubinhos
– manjericão a gosto picado
– azeite extra virgem a gosto
– Sal a gosto
– 1 dente de alho

Modo de preparo:

Toste as fatias de pão em uma frigideira antiaderente, já aquecida. Esfregue levemente o dente de alho nos dois lados de cada fatia, ainda quentes, e coloque em uma assadeira. Em um recipiente à parte, misture o tomate, a mozarela, o manjericão, o sal e adicione o azeite. Depois, espalhe a mistura sobre as fatias e leve ao forno preaquecido por 5 minutos. Sirva ainda quente.

Facebook Comments

Post a comment