Mãe. Ser de Luz!

Segundo, José Roberto Marques (Presidente do IBC) Geralmente em ambientes de trabalho, essas pessoas são conhecidas como os líderes de equipe. Na vida pessoal, em muitos casos, essa pessoa é ninguém menos que aquele ser de luz, extraordinário, conhecido como:    Mãe!

Elas exercem essa função com todas as habilidades necessárias e as fazem com perfeição. Pode acreditar!

Se você acha que um líder influencia o comportamento e o desempenho de uma pessoa, imagina o que uma mãe não consegue fazer por um filho? Além da preocupação com o futuro e o caminho que ele pode seguir, as mães tem um sentimento que líder nenhum consegue ter, o amor.

O amor, carinho e cuidado somados a todas as características maravilhosas que um líder tem, fazem das mães os seres mais especiais e influentes do mundo. Consegue imaginar o tamanho do investimento que elas fazem em seus filhos? E o quanto isso é extraordinário?

Quando falamos em investimento, não estamos falando em valores e dinheiro, estamos falando das horas de sono que foram perdidas, das vezes em que elas deixaram de comprar algo para elas e compraram aquele brinquedo que seu filho tanto queria.

Falamos também, das broncas, das lições de casa, das vezes em que elas defenderam suas crianças dos amiguinhos briguentos, dos castigos, elogios e incentivos. Tudo isso são formas de investimento.

Investimento de tempo, somados a dedicação, persistência e amor, para que aquela criança indefesa virasse um homem ou uma mulher de caráter, de fibra, de responsabilidade e que ao mesmo tempo fosse simples o bastante para um dia fazer o mesmo por várias outras pessoas. É assim que se criam futuros líderes.

A mãe que educa seu filho com senso de liderança sabe exatamente o que vai conseguir e como isso vai ser maravilhoso para a vida da sua criança. A educação é base de tudo, e por mais que faltem recursos para que ela seja feita de forma eficaz, as mães sempre farão de tudo para que seus filhos cresçam com princípios e valores.

E como é educar um filho com senso de liderança?

Mesmo com uma mistura de medo, incerteza e claro, com os desafios que a vida traz, as mães empregam algumas lições que devem ser seguidas a risca. Não segui-las pode ser um risco. Veja algumas delas:

 Respeite as pessoas mais velhas; 

Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado;

Aparência não é tudo, olhe o interior das pessoas;

 Termine o que começou e só depois inicie uma nova tarefa, Converse.

 Diálogo sempre é a melhor opção. Força não resolve nada;

 Isso não é o fim do mundo. Tudo passa;

 Tenha modos. Se comporte quando estiver sozinho ou com outras pessoas;

  Quer respeito? Faça por merecer;

  Cometeu um erro? Reflita sobre isso.

Com certeza você deve ter se identificado e lembrado de vivenciar algumas dessas lições. Perceba que em todas elas é possível associar com alguma habilidade de liderança.

Sem sombra de dúvida, uma mãe é o melhor exemplo de liderança que uma pessoa possa ter. Além de ser a melhor pessoa para se espelhar e ter por perto. Por isso, aproveite cada momento e faça deles os melhores e mais extraordinários que você poderia viver ao lado dela.

Magli De Barba Mourão

Psicopedagoga ,Sexóloga e Mestre em Educação Ambiental :Cidadania e Sustentabilidade

Especialista em Educação Especial e Saúde e Gestão Ambiental.

Cel.Wattsap: 031-9711785242- email: [email protected] e facebook  Magli De Barba e Magli Professor Psicopedagogia

Facebook Comments

Post a comment