Médicos alertam: suplementos com antioxidantes podem fazer mal!

Estudo realizado por médicos da China, país onde o consumo de suplementos com antioxidantes (como a vitamina C) é muito difundido, alerta sobre o abuso destas substâncias e garante que podem até mesmo acelerar o envelhecimento, exatamente ao contrário do que se pensava. “Cada vez mais pessoas na faixa dos 20 anos tomam pílulas com antioxidantes como a vitamina C e os polifenóis de chá, mas elas devem parar de fazer isso”, adverte o médico responsável pela pesquisa.

A equipe de estudo, afirma que os antioxidantes que muita gente toma com a intenção de frear o envelhecimento podem, na realidade, estar acelerando o processo, ao agir contra os mecanismos de defesa do organismo.

Segundo a pesquisa, o corpo possui um sistema para combater os oxidantes (agentes químicos capazes de tirar elétrons de outros átomos) necessários para poder continuar ativo e em alerta. Os suplementos com antioxidantes (vitaminas, minerais e outros químicos que podem neutralizar os oxidantes) podem fazer com que o sistema de alarme relaxe demais, o que, por sua vez, implica no risco de que uma pessoa jovem “envelheça mais rápido do que o natural”.

Alguns experimentos com animais em investigações anteriores sobre o tema não tinham conseguido demonstrar que os antioxidantes beneficiavam o organismo e outros chegaram, inclusive, a provar um leve aumento em substâncias oxidantes que podem prolongar ligeiramente a vida em ratos

Colaboração:

roberto el check (arjuna)

personalyogabh.com.br

 

Facebook Comments

Post a comment