CUIDANDO DE IDOSOS COM O AUXILIO DA TECNOLOGIA

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro já ultrapassa os 75 anos e esta é uma das mais importantes modificações estruturais verificadas na sociedade brasileira. Hoje o número de idosos corresponde a cerca de 13% da população e este percentual tem uma forte tendência de elevação.

Com esta nova conjuntura temos que nos preparar para acolher e cuidar dos nossos idosos e hoje este é um desafio muito grande tendo em vista que a maioria das pessoas mais novas geralmente trabalham e estudam.

Alguns idosos, mantém a sua autonomia e conseguem ficar sozinhos em casa, mas, uma parcela significativa necessita de cuidados especiais e acompanhamento constante por parte de familiares ou cuidadores.

Muitas vezes deparamos com notícias relatando e mostrando casos de maus tratos contra idosos e, na maioria das vezes, são comprovados por meio de imagens de sistemas de segurança eletrônica.

Hoje uma excelente maneira de prevenir atos contra os idosos é investir em equipamentos de monitoramento por imagens e outros recursos tecnológicos, como por exemplo, o “botão pânico” que pode ser acionado pelo idoso, quando este tem uma autonomia relativa e é capaz de avaliar o risco e acionar o recurso por este meio. Neste caso o aviso de pânico é vinculado a uma central de alarme com discadora que detecta o acionamento e liga para os números de telefones cadastrados avisando que algo de errado está acontecendo.

Quanto ao monitoramento por imagens, é possível através do uso de câmeras especiais capazes de registrar a imagem e o áudio do local e, alguns modelos, permite até que sejam movimentadas a distância com a utilização da internet.

Hoje o principal problema deste equipamento é a qualidade da gravação das imagens que geralmente é realizada em cartões de memória e constantemente apresentam falhas, mas esta limitação pode ser superada com a associação com Gravadores Digitais de Vídeo que são equipamentos mais robustos e desenvolvidos para o uso em segurança eletrônica.

Na internet encontramos equipamentos com o preço muito em conta, mas a maioria não atende de maneira satisfatória e por este motivo, a melhor solução é procurar uma empresa de segurança eletrônica para fazer uma avaliação da sua necessidade e apresentar uma solução com uma relação de custo e benefício vantajosa para você. Afinal de contas você não pode economizar no momento de zelar por alguém que cuidou de você com tanto carinho quando você precisou.

Facebook Comments

Post a comment