MUDANÇAS

Nenhum de nós está pronto e mudanças são necessárias para nos tornarmos melhores a cada dia.

Algumas pessoas se julgam perfeitas. São aquelas que sabem tudo. Não se dignam a ouvir o outro porque leram muito, estudaram muito e detém o conhecimento segundo eles, correto. São os sábios, pessoas incapazes de serem humildes o bastante para ouvir, compreender e aprender. Altivos desconhecem as possibilidades de engano porque são donos da verdade. Cristalizados no seu saber acreditam que todos estão errados só eles estão certos. Egoístas, usam uma fala superior e olham todos com julgamento e desdém. Não imaginam que existem maravilhosas nuanças imperceptíveis àqueles espíritos cegos e que se descortinam em verdades para o verdadeiro sábio. Sabedoria está naquele que humildemente aprende sempre, tem conhecimento com sentimento.

O outro é o velho porque velho é aquele que já sabe, já conhece se tornou impermeável. Incapaz de reinventar, de renovar. Há velhos de todas as idades. Há velhos de 15 anos, de 35, 40, 70, 80. O velho perdeu a capacidade de aprender, inovar e mudar. É reconhecido quando só pensa nele, faz tudo que lhe convém, não se doa, fala o que pensa sempre e não se importa em magoar porque tudo tem de estar conforme a sua vontade. Deveria fazer silencio para se ouvir e se aprimorar. Não deixar o ego dominar.

Nós nos reinventamos em todos os momentos, todos os dias. Inovar não é criar o inédito, é renovar o antigo como diz Cortella. E assim com o aumentar da idade nos tornamos idosos e não velhos. Acomodar é perecer, morrer. Mudar é recomeçar a vida. É dar-se a oportunidade de viver e reviver.

A coragem é o que nos impulsiona ao novo. O medo paralisa. A audácia busca, impulsiona, prepara, conduz. E a percepção, o sentimento tempera o caminho.

Que o AMOR seja o nosso guia…

Texto do livro “SENSIBILIDADE

Dra. Dulcinea Mattar: Cirurgiã dentista, professora, escritora. Especialista em Odontogeriatia, Saude Coletiva e Gerontologia Social. Membro da Academia Mineira de Odontologia cad. nº 03. Proprietária e dirigente do HOTEL GERIÁTRICO RESIDENCIAL HARMONIA. www.residenialharmoniabh.com.br 33320828 – 32810311 – 997989399.

Facebook Comments

Post a comment