A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA

Nos últimos quatro anos os sistemas de monitoramento por câmeras evoluíram muito , o que pode significar que o equipamento que você tem instalado na sua casa, estabelecimento comercial ou condomínio esteja precisando de uma atualização.

Nos sistemas antigos as câmeras eram de baixa resolução o que dificultavam a identificação de rostos de pessoas suspeitas e de placa de veículos. Hoje com a chegada ao mercado das câmeras analógicas de alta resolução e com a diminuição dos preços das câmeras de tecnologia IP conseguimos imagens de qualidade bem superior com o mesmo investimento.

Um sistema de câmeras ideal para uma residência ou pequeno comercio teria que ter um DVR (Gravador Digital de Vídeo) com tecnologia compatível com câmeras HD, ou seja, de 1.0 MP (Mega Pixel) o que corresponde a 720P. Para um estabelecimento comercial de maior porte ou condomínios o sugerido seria um DVR com tecnologia para câmeras de 2.0 MP (1080P) ou mais. As câmeras superiores a 2.0 MP são conhecidas como Full HD e apresentam um excelente resultado para identificação quando bem instaladas.

A pergunta que é feita com freqüência é se vão perder todos os investimentos realizados nos equipamentos antigos. Na verdade, os equipamentos modernos são-híbridos, ou seja, aceitam as câmeras analógicas antigas, as câmeras analógicas modernas de alta definição e câmeras IP. Assim é possível a atualização do sistema com um investimento relativamente menor tendo em vista que é possível o reaproveitamento de cabeamento, monitores, nobreak e outros elementos de estrutura.

Hoje, com um planejamento bem realizado, é possível atualizar o sistema de segurança mantendo as câmeras antigas nos locais de menor prioridade e usando câmeras de 1.0 e 2.0 MP nos locais críticos como entradas sociais e de garagem. Então é possível provocar uma melhora sensível na qualidade do sistema com um custo reduzido.

AGNALDO LIMA DE BARROS,  CEL QOR PMMG

Especialista em Segurança Pública
Especialista em Segurança Eletrônica
Consultor de Segurança da Empresa RASTRÔNICA

Facebook Comments

Post a comment