Qual a melhor escolha, comprar ou alugar um sistema de câmeras de segurança?

Culturalmente temos a necessidade de ter a propriedade das coisas, mas nem sempre esta é a melhor opção.

Os sistemas de monitoramento por câmeras estão em constante evolução tecnológica o que provoca uma necessidade de atualização rotineira. Quem adquiriu um equipamento há três anos, provavelmente, comprou um Gravador e Câmeras analógicas de baixa definição e hoje, com o surgimento dos equipamentos que gravam em 1.0 Mega Pixel (imagens em HD) e 2.0 Mega Pixel (imagens em Full HD), grande parte do investimento foi perdido devido a depreciação financeira dos equipamentos.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que ao adquirir um sistema de monitoramento você é responsável pela manutenção o que representa um custo mensal.

Atualmente, a locação de sistemas de segurança é uma opção extremamente interessante tendo em vista que o contratante terá a garantia que os equipamentos estarão sempre funcionando plenamente e ajustados as suas necessidades proporcionando um ambiente seguro com baixo investimento. Na locação também é possível a atualização tecnológica periódica e o acréscimo de novas câmeras de acordo com a necessidade do cliente.

Outra vantagem é que a responsabilidade de manutenção preventiva e corretiva fica por conta do proprietário do equipamento, ou seja, é uma despesa a menos para o contratante.

Devemos considerar nesta avaliação que hoje, no mercado financeiro, conseguimos investimentos que apresentam rentabilidade acima de 1% ao mês, ou seja, é melhor aplicar o recurso que seria imobilizado na aquisição dos equipamentos e assumir o custo mensal da mensalidade da locação.

AGNALDO LIMA DE BARROS,  CEL QOR PMMG

Especialista em Segurança Pública

Especialista em Segurança Eletrônica

Consultor de Segurança da Empresa RASTRÔNICA

Facebook Comments

Post a comment