SAUDADE – MEMORIA DA ETERNIDADE

As crianças tem um presente eterno.

A medida que crescemos e envelhecemos, colecionamos momentos vividos e sentidos e criamos nossa história. E o tempo se torna um amigo conselheiro que nos permite colecionar cada segundo vivido na memória do coração sentido.
Com isto eternizamos os momentos que permanecem guardados nos recônditos secretos do nosso interior, nas profundezas do nosso ser.

Ali estão guardados os mais intocáveis segredos, no baú da memória selada pelo tempo, recheada de amorosas lembranças. Ali estão os amores vividos, os perdidos. Os amigos queridos nada esquecidos. As perdas irreparáveis com sentimentos incuráveis. Os entes amados que se foram. Os que deixamos para trás e os que a finitude implacavelmente nos tirou do convívio.

Ali estão os lugares que aconchegantemente nos acolheram. A casa de nossa infância. A escola inesquecível. O sitio cheio de peripécias e travessuras. O lugar visitado, amado. O que doeu demais. O sofrimento inesquecível. Enfim tudo o que deixou saudades. Tudo aquilo que deixou marcas e nos tatuou de amor. Tudo o que tocamos e amamos…
Como disse Adélia Prado “ O que a memória ama, fica eterno”.

Assim, de repente, toca aquela musica no rádio. Ela foi a trilha sonora de um amor memorável. Ou ela embalou o carinho do ombro amigo ou selou amorosamente as confidências. Ou foi aquela musica que nos guiou na busca de um sonho. Faz lagrimas sentidas brotarem e lavarem a alma.

Ou aquele filme onde choramos por identificarmos momentos e deixa todos a nossa volta sem entenderem tamanha sensibilidade.

Ou um cheiro ou perfume que nos transporta no tempo levando a sensações do passado.

Ou um local, pessoa ou acontecimento que como um gatilho ativa a memória e nos faz criar asas e viajar no tempo e vivenciar aquele momento. E sentimos como a vida é preciosa.

E a saudade eterniza os momentos…
E colore a vida com memorias e sentimentos…

Texto do Livro “Reflexões a vida é preciosa”

Dra. Dulcinea Mattar: Cirurgiã dentista, professora, escritora. Membro da Academia Mineira de Odontologia cadeira nº 3. Proprietária e dirigente do Hotel Geriátrico Residencial Harmonia. www.residencialharmoniabh.com.br 997989399. [email protected]

Facebook Comments

Post a comment