AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Pesquisa do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando constantemente e hoje já passa dos 75 anos. Em 1940 era de 45,5 anos e, segundo uma projeção do próprio IBGE, pode chegar a 80 anos em 2040. No contra ponto está a taxa de natalidade que vem diminuindo ano a ano o que deixa claro que teremos mais pessoas idosas e menos jovens para cuidar deles.
Diante deste dilema temos que pensar em soluções para garantir ao máximo a autonomia dos idosos tendo em vista que a limitação física normalmente vai evoluindo com a idade e tarefas fáceis como acender uma luz, molhar as plantas do jardim, abrir uma porta podem se tornar complexas para eles.
Com o avanço da tecnologia podemos facilitar em muito as tarefas rotineiras através do uso dos recursos de automação residencial, mas o que é? Podemos dizer de uma maneira simples, que é o uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas habituais que em uma casa convencional ficaria a cargo de seus moradores.
Hoje é possível acender uma luz usando um controle remoto ou até mesmo  por comando de voz, molhar automaticamente em horários programados, plantas e jardins, atender ao interfone por meio de um aparelho de telefone móvel.
Com o avanço da internet a automação residencial não tem fronteira, hoje é possível você controlar equipamentos sem a sua presença no local. Você consegue acionar lâmpadas, ligar televisão e muito mais com o uso do aparelho celular mesmo estando em uma praia curtindo as suas férias a quilômetros da sua casa.
Para o acompanhamento de idosos ou crianças temos no mercado câmeras que permitem a visualização de todo o ambiente e o recebimento de áudio e equipamentos que viabilizam até mesmo o pedido de socorro através do acionamento de um botão.
Então, vamos nos preparar para uma vida longa, saudável e com autonomia. Avalie quais soluções deste ramo da segurança eletrônica atende as suas necessidades dentro do seu orçamento. Existem soluções com custos a partir de (R$ 180,00), que pode facilitar a sua vida e das pessoas que você ama.

AGNALDO LIMA DE BARROS
Coronel da Reserva da PMMG
Especialista em Segurança Pública
Especialista em Segurança Eletrônica
Consultor de Segurança da Empresa RASTRÔNICA

 

 

Facebook Comments

Post a comment