TECNOLOGIA SEM FIO NA SEGURANÇA ELETRÔNICA

Estima-se que mais de 80% dos crimes esclarecidos no país contaram com a ajuda dos sistemas de segurança eletrônica, principalmente dos sistemas de CFTV. Rotineiramente deparamos nos noticiários com imagens geradas por estes sistemas mostrando ações criminosas nas ruas, estabelecimentos comerciais e residências e estas imagens são aproveitadas pelas forças policiais para subsidiar as investigações e ações de captura.
Nas vias públicas e estabelecimentos comerciais a implantação de sistemas de segurança é mais simples tendo em vista que os impactos estéticos são superáveis facilmente pela estrutura das construções. O desafio surge quando se trata de residências.
Imagine a sua casa ou apartamento totalmente decorado e chega um técnico querendo fixar fios nas paredes com grampos ou sugerindo o uso de canaletas. Certamente vai causar um impacto visual não desejado.
Hoje já é possível a instalação de sistemas de alarme e câmeras que trabalham praticamente sem fio. São usados equipamentos que comunicam via rádio frequência, wifi ou até mesmo usando a estrutura já existente da rede elétrica para enviar sinais de internet. Com estas tecnologias conseguimos criar projetos com o mínimo de impacto na estética do ambiente.
Os custos ainda são um pouco mais elevados que uma instalação comercial, mas nada que inviabilize a implantação do projeto.
O principal cuidado que deve ser adotado para a implantação de usa solução sem fio é a escolha do profissional que vai planejar e coordenar a instalação dos equipamentos. Ele tem que ter conhecimento das tecnologias disponíveis e capacidade técnica para integra-las da melhor forma possível.


Proteger as pessoas que amamos, resguardar o nosso patrimônio e ainda manter a casa bonita, vale o investimento.
AGNALDO LIMA DE BARROS
Coronel da Reserva da PMMG
Especialista em Segurança Pública
Especialista em Segurança Eletrônica
Consultor de Segurança da Empresa RASTRÔNICA
Colaboração: Rastronica
Facebook Comments