QUAL A MELHOR OPÇÃO DE SISTEMA DE CÂMERAS PARA CONDOMÍNIOS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS?

Rotineiramente recebemos consultas a respeito dos melhores equipamentos para condomínios e estabelecimentos comerciais e, para estes casos, na maioria das vezes os equipamentos de menor preço não são os mais adequados.

O primeiro fator determinante é a resolução, ou seja, a qualidade das imagens. Não adianta ter um sistema de câmeras que não dá condições de fazer um reconhecimento de pessoas e coisas. O ideal é a utilização de câmeras de resolução de 2.0 Mega Pixel (Full HD). Tão importante quanto a resolução do gravador e das câmeras, é a qualidade do monitor. Não adianta nada usar equipamentos de segurança Full HD e usar um monitor de computador de baixa qualidade. O ideal é a utilização de um monitor Full Hd ou 4K. O cabo de ligação entre o monitor e o gravador também tem que ser de qualidade, preferencialmente HDMI próprio para conexão Full HD ou 4K.

Outro ponto importante é a tecnologia dos equipamentos, principalmente os síndicos tem que ter consciência que estão gerenciando recursos de terceiros e esta gestão tem que ser responsável e com visão de futuro, portanto a tecnologia empregada tem que ser a mais flexível possível. O equipamento tem que permitir expansões futuras com aumento do número de câmeras e melhoria da qualidade das imagens com o menor custo. Dentro desta perspectiva recomendamos a tecnologia IP que permite uma melhoria infinita, pois os dados trafegam em um sistema de rede, como os computadores. Neste sistema é muito mais fácil aumentar o número de câmeras, mudança de local do gravador, integração com sistemas de controle de acesso, uso de rádios e fibra óptica para envio de imagens de câmeras em longas distâncias, utilização de recursos de inteligência de vídeo (linha virtual, detecção de face e contagem de pessoas). Ainda é possível acrescentar áudio nas câmeras sem ter que passar novos fios. A tecnologia IP é o futuro dos equipamentos de segurança eletrônica.

Tão importante quanto à qualidade dos equipamentos é a capacitação técnica dos responsáveis pelo planejamento e implantação do sistema de segurança. Um equipamento mal dimensionado pode colocar fogo no prédio ou estabelecimento comercial. É comum a contratação de profissionais sem a avaliação de capacitação técnica olhando somente o preço e as indicações. Hoje para instalar um equipamento IP o ideal é que tenha Certificação Técnica para esta tecnologia e isto vai garantir que você consiga ver as imagens no celular ou programa de computador com a melhor qualidade possível, evitar travamento da sua internet e riscos de acidentes. Mais uma vez faço o alerta: O barato pode sair muito caro. O síndico pode ser acionado na justiça por damos causados ao condomínio por suas escolhas inadequadas.

Facebook Comments

Post a comment