Uso constante de celular provoca síndrome do pescoço de texto

Uso inadequado do aparelho sobrecarrega a coluna e pode causar hérnia de disco. Com a crescente era digital, os smartphones e outros dispositivos são artigos populares que vem dominando o dia a dia das pessoas. Esses aparelhos são realmente uma “mão na roda”, até que passam a gerar incômodos e alterações degenerativas que podem ser graves. O uso excessivo em posturas incorretas ocasiona uma sobrecarga intensa sobre toda a coluna, principalmente sobre a coluna cervical.

A postura em flexão de cervical (olhando para baixo, com o queixo perto do peito) altera o peso da cabeça, gerando uma carga sobre a coluna. Quando alinhada, a cabeça de um adulto pesa aproximadamente 5kg. Em flexão, ela passa para 27 kg. O grau de flexão da coluna cervical está diretamente relacionado ao aumento da sobrecarga: quanto mais você olha para baixo para visualizar a tela do celular, maior é a carga sobre a coluna cervical e mais prejudicial isso é para seu corpo. Com o tempo, essa sobrecarga modifica a postura, gerando tensão, rigidez muscular e, consequentemente, dor. Essa é a chamada síndrome do pescoço de texto ou text neck.

Ao flexionar o pescoço por longos períodos, como acontece quando se usa o celular, há um alongamento excessivo dos extensores cervicais, músculos que ajudam na sustentação do pescoço para a postura ideal. Esse alongamento excessivo enfraquece ainda mais a musculatura, que acaba perdendo sua função e cedendo às novas adaptações posturais. Simultaneamente, os músculos flexores da cabeça acabam sofrendo um encurtamento, o que favorece ainda mais a postura de “olhar para baixo”, com a cabeça tendendo a se projetar para frente. Essa alteração postural é  omente uma das várias tentativas que o corpo faz para administrar as cargas que lhe são impostas.

 

Essas modificações podem provocar sintomas neurológicos de compressão de raiz nervosa, como formigamento e dormência nos braços e mãos. Em casos mais graves, a síndrome pode ocasionar a compressão dos discos intervertebrais (estruturas que ficam entre as vértebras da coluna e têm função de absorção de impacto) e, posteriormente, uma hérnia de disco.

Os sintomas mais frequentes da text neck são dor no pescoço, que pode irradiar para braços e costas; dor de cabeça; rigidez muscular com dor e limitação dos movimentos; formigamento e dormência nas mãos e braços.

É importante reequilibrar o corpo, melhorar a descarga de peso e a postura para evitar que essa condição se instale. Se você se identificou com algum dos sintomas descritos a equipe do Estúdio inLOTUS pode te ajudar. As fisioterapeutas desenvolvem exercícios que melhoram a dor e espasmos musculares. A prática de atividade física é um importante aliado para fortalecer e alongar a musculatura, trabalhando consciência corporal e melhora da postura.

Colaboração: Juliana Cintra Salles

Fisioterapeuta e proprietária do

Estúdio inLOTUS

www.inlotuspilates.com.br

Av. Francisco Sá, 629 – Bairro Prado

3654-1972 98334-7756

Facebook Comments

Post a comment