Projeto une psicologia e nutrição para auxiliar no emagrecimento

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de prevalência da obesidade e sobrepeso quase triplicaram desde 1975. No Brasil, dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas de 2017 mostram que quase 1 em cada 5 brasileiros (18,9%) estão obesos, e que mais da metade da população das capitais brasileiras (54%) estão com excesso de peso.

A importância dada à obesidade, do ponto de vista da saúde, resulta das suas implicações como fator de risco para diversas patologias graves. Além disso, a obesidade associa-se a vários estressores interpessoais e à diminuição da autoestima. Indivíduos obesos ou com sobrepeso possuem crenças disfuncionais acerca da alimentação e do peso.

O comportamento alimentar constitui um importante aspecto dos hábitos e do estilo de vida: grande parte das doenças são atribuídas a hábitos alimentares não saudáveis adquiridos na infância e na adolescência.

Atualmente, a insatisfação com o peso e com o corpo desencadeia em muitos indivíduos uma luta interna para controlar a ingestão alimentar, visando manter ou diminuir o peso corporal. Assim, é mantida uma preocupação permanente com o corpo, com o que se come e com aquilo que resiste a comer quando se tem um desejo, característico de um comportamento alimentar restritivo.

É necessário desenvolver a consciência do que se come e aprender a interpretar e a reagir aos sinais da fome e da saciedade. Algumas estratégias auxiliam a pessoa a prestar atenção ao seu comportamento. Por exemplo, saber a quantidade do que se come pode ajudar a controlar a quantidade do que se ingere. Permitir ou sugerir que o indivíduo coma pequenas quantidades de alimentos proibidos podem ser uma forma de limitar o desejo por esses produtos e controlar a angústia de ter violado a dieta. Fazer dieta de modo radical, como é cada vez mais frequente, está associado ao ganho de peso e não à sua redução.

O estilo alimentar pode ser alterado por meio da Terapia Cognitiva Comportamental – TCC. A TCC baseia-se no conceito de que a maneira como as pessoas pensam afeta o que elas sentem e fazem. Neste sentido, a TCC busca auxiliar na identificação de pensamentos sabotadores e na resposta a eles, de maneira funcional, o que leva a pessoa a se sentir melhor e a se comportar de modo mais adaptativo ao seu ambiente.
Portanto, a psicologia cognitiva pode mudar a maneira como pensamos através de uma programação mental. A TCC modifica as crenças disfuncionais dos indivíduos com excesso de peso sobre alimentação e dietas, por meio da reestruturação cognitiva, substituindo-as por crenças mais funcionais.

Com o objetivo de desenvolver habilidades individuais para mudanças no comportamento alimentar, por meio de técnicas da TCC e do acompanhamento nutricional, a nossa aluna e psicóloga Maria Cristina Castro, juntamente com a nossa nutricionista, Fabiana Leonel, criaram o Programa Psicológico de Emagrecimento – PPE. O PPE é um programa de oito semanas com foco duplo: mudar o pensamento e o comportamento. Dessa maneira, oferece as ferramentas necessárias para você pensar diferente, promovendo mudanças comportamentais necessárias para emagrecer e manter o peso.

A maioria das dietas não combatem as razões emocionais e psicológicas por trás da má alimentação e da falta de atividade física. Como resultado, o indivíduo pode até perder peso, mas acaba voltando aos mesmos hábitos prejudiciais. É preciso mudar a maneira como você pensa a respeito da comida, da sua vida e de si mesmo.

A TCC oferece uma forma diferente de ver o problema da obesidade ao usar ferramentas novas para promover mudança de comportamento que ajuda a tornar consciente seus sentimentos, emoções e reações diante da comida, ter empatia por você mesma e a desenvolver um estilo de vida mais saudável.

O programa é presencial, realizado no Espaço Ser Plural, na rua Ametista, nº 82, bairro Prado. Data prevista para início: 14/08/2019. Mais informações: (31) 99958-7766 | 98473-1787.

 
Colaboração:
Nutricionista: Fabiana Leonel Vianna Leite
Psicologa: Maria Cristina Castro
Stúdio InLOTUS   
Juliana Cintra Salles. Fisioterapeuta e Proprietária do Stúdio InLOTUS 
Pilates / Treinamento Funcional / Yoga / Fisioterapia Clínica /  Massoterapia / Nutrição.
www.inlotuspilates.com.br / @estudioinlotus ( instagram e Facebook)
Av. Francisco Sá, 629 – Bairro Prado – 3654-1972 / 98334-7756

Facebook Comments

Post a comment