FORÇA DE VONTADE

É inacreditável como acontecimentos fluem deixando á tona aquela força interior capaz de realizar o que é supostamente impossível. E essa força opera milagres. Como disse Miguel de Cervantes no livro Dom Quixote: “Sonhar um sonho impossível, combater o inimigo invencível, suportar a dor insuportável, alcançar a estrela inalcançável e ir onde os bravos não ousaram pisar”.
E temos muitos exemplos de grandes seres que ultrapassaram os seus limites e realizaram feitos magníficos e inimagináveis.

Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho é um grande exemplo para nós por ser considerado o principal representante do barroco mineiro. Carpinteiro, escultor, entalhador, arquiteto, era filho de um carpinteiro português Manoel com uma escrava Isabel. Em Vila Rica, hoje Ouro Preto, aprendeu latim, musica, religião com os padres locais e dedicou-se a fazer esculturas com pedra-sabão que se tornaram famosas na época. Em 1777, com 40 anos foi vitimado por uma doença grave e perdeu os movimentos das mãos, pés e outras deformidades. Isto não foi suficiente para fazê-lo desistir de sua paixão, amarrava seus instrumentos de trabalho no punho e esculpia suas lindas esculturas. Morreu com 76 anos quando ficou cego, deixando um acervo belíssimo e um exemplo digno.

Minha filha Daniela demonstrou grande força de vontade quando mudamos para a Bélgica e ela, com 14 anos, superou grandes obstáculos da língua holandesa e se tornou a melhor aluna da classe. Aprendeu Holandes, Frances e com perseverança deu grande exemplo de superação a custa de muito sacrifício.
Superar obstáculos, correr riscos é crescer, pois a grande aventura é viver.

É naquele momento onde tudo parece perdido, onde os joelhos tocam o chão, onde o horizonte se esconde que brota, no mais intimo do ser, a coragem para vencer. Coragem para superar o que parece insuperável. Coragem para lutar quando se já está vencido. Coragem para levantar quando as forças acabam. Coragem para recomeçar, reorganizar e superar. Coragem para ultrapassar os limites e provar que o impossível não existe quando a fé está presente. Cristo disse que “a Fé remove montanhas”.

E o amor está presente na força de vontade e acreditar é o verdadeiro milagre.

Texto do livro “SENSIBILIDADE”.
Dra. Dulcinea Mattar: Cirurgiã dentista, professora, escritora. Membro da Academia Mineira de Odontologia cadeira nº3. Proprietária e dirigente do Hotel Geriátrico Residencial Harmonia. 997989399. [email protected] www.residencialharmoniabh.com.br

Facebook Comments

Post a comment