Você sente dor nas costas?

Entenda como o pilates pode trazer alívio para lombalgia.

Segundo a Pesquisa Nacional da Saúde, feita pelo IBGE em parceria com o Ministérios da Saúde, 15 a 20% dos adultos tem lombalgia. A lombalgia não se trata de uma doença mas sim de um sintoma : dor na região da coluna lombar, a região mais baixa da coluna. Deste número, a maioria ( 90%) é considerada inespecífica , ou seja, não está relacionada diretamente a nenhum caso clínico mas sim, comumente associada às posturas e movimentos corporais inadequados durante as atividades de vida diárias e\ou às condições do trabalho, que muitas vezes podem produzir impacto de forma prejudicial à coluna. A ciência comprova a relação multifatorial sobre essa queixa, sendo importante uma avaliação criteriosa para analisar a real causa do problema e dessa forma agir de forma eficiente para combater o sintoma.

Na lombalgia inespecífica geralmente ocorre desequilíbrio entre a carga funcional, que é o esforço requerido para atividades do trabalho e da vida diária, e a capacidade do sistema, que é o potencial de execução para essas atividades. O método Pilates trabalha exatamente nesse ponto, promovendo um reequilíbrio estrutural do corpo, gerando fortalecimento muscular, melhora da mobilidade e flexibilidade, melhora da postura e alinhamento corporal e melhora da consciência corporal. Com esses objetivos adquiridos com o método Pilates o corpo físico ganha capacidade para trabalhar de forma eficiente. Além do retorno físico importante que o pilates proporciona ele também entra no quesito psicológico e social abrangendo os multifatores que alguns autores citam sobre a causa das lombalgias.

É importante não ignorar o sintoma e procurar um médico o quanto antes para que o quadro não evolua e se torne uma condição crônica, o tratamento ainda na fase aguda é importante e traz ao paciente um retorno mais rápido à qualidade de vida. Se indicado o pilates como aliado ao tratamento para a sua dor certifique-se de que o estúdio tenha profissionais capacitados para te atender, dessa forma você terá um atendimento adequado e com mais efetividade. Nós do Estúdio inLOTUS somos fisioterapeutas e temos tido ótimos resultados com o método sobre esse sintoma.

Colaboração: Juliana Cintra Salles
Fisioterapeuta e proprietária do
Estúdio inLOTUS
www.inlotuspilates.com.br
Av. Francisco Sá, 629 – Bairro Prado – BH – (MG)
3654-1972 / 98334-7756

Facebook Comments

Post a comment