Qual é a idade ideal para dançar?

Crianças a partir dos 3 anos podem começar com aulas de ballet, pois nesta idade trabalhamos com estímulos no corpinho pequeno que acabou de chegar ao mundo. Aos poucos, a criança vai conhecendo e dominando seu corpo e suas possibilidades. Nossas aulas são montadas com elementos que compõem o dia a dia deste ser pequenino, visando melhor assimilação dos exercícios propostos. A criança menor de 3 anos já manifesta interesse em dançar mas, com poucas exceções, a maioria ainda não está pronta para ficar só com a professora em sala de aula, sem os pais ou babás. Além disso, ainda não compreendem regras comuns em aulas de dança. Por isso aconselhamos a idade de 3 anos para se começar a estudar esta linda arte da dança. Aos 6 anos a criança já possui uma coordenação motora e capacidade de compreensão do universo bem maiores e por isso já podemos ensinar jogos mais elaborados, exercícios ritmo e saltos mais complexos mas ainda lembrando que são crianças e portanto só aprendem se for a base de elementos do seu universo infantil.

 Aos 9 anos, já podemos perceber a capacidade de compreensão e o interesse em aprender os passos oficiais do ballet clássico, bem como sua coodificação em francês. Dos 12 aos 19 anos é o momento em que o ser humano tem maior capacidade de aprender a técnica clássica, pois nesta idade o jovem tem o corpo ainda em fase de crescimento e já não quer mais o trabalho lúdico, focando no aprendizado e no “saber”, contudo somente crescem nesta fase da vida, os que se dedicam. Acima dos 20 anos, é um momento especial: Para quem já dança, é a hora em que querem aprimorar a técnica com um trabalho muito mais consciente.

E para quem está começando a dançar nesta idade, possui 2 grandes aliados; corpo ainda bem jovem e mente madura para desenvolver bastante e brilhar!

Aos 30, 40, 50, etc…o bailarino que já pratica esta arte,  começa a ver a dança com um olhar mais maduro e desenvolve um profundo respeito por ela e por tudo o que ela lhe proporcionou ao longo da vida e o que ela pode ainda lhe trazer de bom. Neste periodo da vida a dança já está enraizada em seu corpo e seus movimentos ficam bonitos e precisos, respeitando seus limites e apostando em suas pssibilidades. Mas, para os que começam a dançar nesta fase da vida, será uma grande descoberta do que o seu corpo ainda é capaz de fazer. Resultados surpreendentes vão aparecer!

Conclusão: Cada momento da vida é especial e único para a dança.

 Vamos dançar?

Ballet Yara Araújo

Há 22 anos realizando sonhos!

Dia 26 de janeiro, se apresentando nos palcos da Disney! Mais um sonho proporcionado aos nossos alunos!

 Colaboração: Yara Araújo

Ballet Yara Araújo

R.Lindolfo de Azevedo, 88 Nova Suíça

33723414 / 998601942

Facebook Comments

Post a comment