Você sente dor?

 Técnica de liberação miofascial melhora a dor desativando pontos de gatilho.

 A fáscia muscular é um tecido conjuntivo que envolve músculos, grupos musculares, nervos e vasos sanguíneos. É constituída por fibras de colágeno produzido por células chamadas fibroblastos em seu próprio interior. São estruturas capazes de transmitir tensão e promover o deslizamento e maior fluidez das fibras sobre qualquer outra estrutura, auxiliando assim todos os movimentos do corpo com o menor gasto de energia. Além disso ela também tem a função de suspensão, nutrição, armazenamento de energia por conta da sua capacidade elástica, assegurar a vascularização e inervação e a principal  a ser abordada hoje nesta matéria, a mecanotransdução: que é a capacidade de se deformar e modificar a sua estrutura mediante a estímulos mecânicos.

Uma fáscia densa, se torna mais rígida e desequilibrada podendo desorganizar todo o sistema, já que é tudo interligado. Isso por si só, gera tensões e sobrecargas articulares pelo desequilíbrio gerado, o que pode trazer dor.  Essa tensão e desequilíbrio pode ser sentido longe do local que de fato está afetado, o que chamamos de dor referida. Daí vem a importância de se avaliar criteriosamente, através de uma avaliação fisioterápica, para visualizar qual a real necessidade de cada pessoa. A técnica de liberação miofascial consiste em quebrar aderências nessa fáscia através de uma manipulação profunda gerando assim uma mudança na sua consistência retomando a sua funcionalidade integral e promovendo um funcionamento mais uniforme do corpo. Esta técnica é um dos artifícios que os fisioterapeutas do Estúdio inLOTUS utilizam para tratar os pacientes ou até alunos que frequentemente em aparecem com algum desequilíbrio muscular.

Entenda que a dor é um sintoma de alerta do seu corpo de que algo não está bem. Procure um profissional especializado para te atender e tentar encontrar a causa do problema. A melhora da dor vem como consequência.

Colaboração: Juliana Cintra Salles

Fisioterapeuta e proprietária do

Estúdio inLOTUS

www.inlotuspilates.com.br

Av. Francisco Sá, 629 – Bairro Prado – BH (MG)

Informações: (31)3654-1972 /  98334-7756

*Pilates

*Treinamento Funcional

*Yoga

*Fisioterapia Clínica

*Massoterapia

*Nutrição

Facebook Comments

Post a comment