Sementes só fazem bem!

Continuamos a abordar o tema dos grãos e seus benefícios. Caso tenha perdido a última coluna, consulte nossa edição virtual de outubro e setembro!

É saudável trocar o pãozinho com café por iogurte com sementes?
Pensando em QUALIDADE alimentar, a resposta seria sim, mas depende sempre das necessidades individuais da pessoa e do seu objetivo nutricional. Por isso, antes de fazer qualquer mudança no cardápio, é indicado se consultar com um nutricionista, pois ele irá avaliar a melhor alimentação para cada um e suas necessidades.
Existe alguma contraindicação para o consumo de sementes?
Sim. Mesmo que elas sejam consideradas benéficas à saúde, sempre existem pessoas intolerantes às sementes. Algumas delas podem causar alergias no geral, como sinais de vermelhidão, coceira ou inchaço. Além disso, devem evitar o consumo de linhaça pessoas com obstruções digestivas e íleo paralítico e gestantes, já que a linhaça possui lignanas (fitoestrógenos) que podem afetar função hormonal.
Quanto à chia, é contraindicada a pessoas com diverticulite e outras doenças inflamatórias intestinais quando estão em crise, pessoas com dificuldade de deglutição, pessoas com hipertensão que fazem uso de medicamento, com hipotensão (a chia pode diminuir a pressão arterial) e diabéticos medicados (a chia tem o mesmo efeito da medicação).

Colaboração:
Roberto El Check – personalyogabh.com.br 
(31) 98876-7090 – BH – (MG)

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